quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pressing Defensivo Barcelona



Dando continuidade ao post anterior “ Defesa à Zona: Defender Bem para Atacar Melhor”, decidi postar este vídeo que reflecte bem a minha maneira de interpretar o jogo e como devem as equipas defender.
            Prestando atenção logo à primeira perdida de bola, vemos os jogadores do Barcelona a procurar pressionar o detentor da bola e fechar as linhas de passe circundantes, existindo, também, a preocupação de toda a equipa em encurtar espaços em torno do centro de jogo, no sentido de fazerem o “campo pequeno”, retirarem tempo e espaço ao adversário que detém a posse de bola, obrigando-o a decidir rápido e neste caso mal, pois o jogador acabou por fazer um passe para fora do terreno de jogo.
            Todo o vídeo mostra que os jogadores do Barcelona, imediatamente à perdida da bola, pressionam de forma agressiva o portador da bola, normalmente em superioridade numérica e havendo sempre, por parte de toda a equipa, a preocupação em fechar as linhas de passe. Podemos, assim, verificar que este tipo de acções ocorre em todas as zonas do campo onde o Barcelona perde a bola. 
            Actualmente e como regra geral, as equipas de topo têm este tipo de comportamento perante uma perda de bola, sendo um comportamento típico de quem gosta de assumir o jogo e de ter a posse da bola. Naturalmente e porque está na sua génese, quando este tipo de equipa perde a bola, reúnem esforços no sentido de a recuperar o mais rapidamente possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário