domingo, 2 de dezembro de 2012

Os Riscos da Cópia



A construção de uma forma de jogar é algo que requer, por parte de todos os intervenientes neste fenómeno, uma grande preparação e um conhecimento profundo dos vários domínios que estão associados ao treino.

É frequente verificar que os modelos que mais sucesso obtêm são copiados pelas restantes equipas, recordo-me, no primeiro ano em que o Futebol Clube do Porto, treinado por José Mourinho, obteve o título de campeão nacional e vencedor da Taça UEFA, jogava num sistema de 4-3-3 e as restantes equipas apresentavam o 4-4-2 como sistema táctico mais utilizado. O sucesso alcançado por José Mourinho foi de tal ordem impressionante para quem tinha acabado de chegar a um clube de top Nacional, que na época seguinte, grande parte das equipas da Primeira Liga tinham adoptado o seu sistema táctico.

A história mostra que após Mourinho, para além de André Villas Boas, ninguém teve tamanho sucesso numa só época desportiva em Portugal, mesmo após tantos procurarem copiar o sistema táctico vencedor de José Mourinho.

Actualmente, e mais uma vez porque foi alvo de um sucesso sem precedentes, o Barcelona de Pep Guardiola é o modelo que todos desejam, mas sem sucesso copiar.

A minha reflexão hoje vai precisamente para este fenómeno, o de se procurar copiar o que com outros teve sucesso. Acredito de forma convicta que se deve aprender com quem teve êxito. Porém, também acredito que não se podem repetir êxitos com a mesma fórmula em contextos diferentes, os modelos que tem sucesso devem, quanto a mim, ser alvo de estudo, olhar para eles com um olhar critico, ver de que forma é que estes podem ter sucesso num ambiente totalmente diferente, com interpretes totalmente diferentes, se devem ou não ser alvo de alterações, de adaptações. Cada homem, cada treinador, é único, um ser impar, o seu olhar, a sua acção sobre um determinado fenómeno será sempre única, irreproduzível por mais alguém! Logo, quanto a mim, não faz sentido andar a tentar copiar na íntegra o que com outros foi um êxito.

Mourinho jamais seria Mourinho se procurasse imitar os seus mentores! Ele é o treinador que todos conhecemos porque sempre teve a capacidade de não copiar na, íntegra, as fórmulas que bem conhecia terem sucesso. O seu espirito critico e a sua capacidade de absorver e tratar informação, associadas a tantas outras qualidades que fazem dele o líder de excelência que hoje.

Guardiola, um homem sábio e profundo conhecedor do seu clube do coração, também não se limitou a copiar o que os seus antecessores fizeram no clube... inovou, deu o seu toque tão único e irrepetível, pois Guardiola há só um, só ele consegue ver através dos seus olhos.

Johan Cruyff pintou a capela, cabe a cada treinador do Barça a ir restaurando e melhorando (Guardiola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário