terça-feira, 13 de novembro de 2012

Técnica Individual - Proposta de Trabalho

É minha convicção que o futebol, como qualquer jogo de equipa, carece de organização, sendo necessário que os elementos da equipa tenham o mesmo pensamento perante as várias situações com que se venham a deparar ao longo do jogo.

No entanto, o que se verifica em alguns jogos é que as equipas detêm um enorme conhecimento reciproco e estão de tal forma organizadas que, por vezes, para o espectador comum, perde algum interesse, perde a imprevisibilidade que o deveria caracterizar, podendo mesmo tornar-se um espectáculo aborrecido.

É aqui que os jogadores mais dotados do ponto de vista técnico e de habilidades motoras assumem um papel de relevo, pois são estes que, através das suas qualidades, desbloqueiam o jogo, alterando o resultado do marcador e o rumo dos acontecimentos. Contudo, o que acontece, com frequência, é que enquanto o marcador não sofre alterações as equipas tendem a não assumir o controlo do jogo. Porém, quando o marcador se altera, a equipa em desvantagem começa a arriscar mais e, como consequência disso, o jogo ganha outra dinâmica e outro interesse para o espectador.

Conforme referi em artigos anteriores – especialmente em: “A importância do Ensino da Técnica Individual” – é de extrema relevância o ensino de técnicas aos jogadores, quer sejam elas de caris ofensivo quer defensivo. A proposta de trabalho que apresento é a de optimizar algumas capacidades técnicas em contexto de jogo.

De uma forma prática: A figura abaixo apresenta três exercícios em que, consoante a manipulação do número de balizas e do guarda-redes, iremos obter resultados diferentes, ou seja, a utilização de um ou outro exercício revelará que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível dos gestos técnicos observados.

No primeiro exercício, jogam duas equipas GR ­+ 6x6 + GR, em que cada equipa ataca sobre uma baliza; No segundo exercício jogam duas equipas GR­ + 6x6 + GR, em que cada equipa ataca sobre duas balizas; No terceiro exercício, jogam 6x6, com ataque à zona alvo, ou seja, para pontuar, os jogadores têm que passar com a bola controlada sobre a linha de fundo.







Como podemos verificar no quadro acima, existem diferenças no número de passes certos, sendo observável, também, que onde esta acção ocorre com mais frequência é no JR3 (6x6 ataque a zona alvo). Assim, creio que este será um bom exercício para melhorar a técnica de passe em contexto de jogo.

Nas acções 1x1 verifica-se que existem diferenças estatisticamente significativas: Ao analisarmos o quadro acima é manifesta a existência de mais acções de 1x1 nos JR2 (GR­ + 6x6 + GR, em que cada equipa ataca sobre duas balizas) e no JR3 (6x6 ataque a zona alvo), com uma pequena diferença entre ambos, sendo no JR2 que se revelam existir mais confrontos nas acções 1x1. Assim, estes dois exercícios poderão ser um excelente meio para melhorar este tipo de acções, tão importantes no desequilíbrio do jogo.

No número de intercepções existem, também, diferenças estatisticamente significativas: O exercício que revela ser mais eficaz para trabalhar este tipo de acções técnicas de cariz defensivo é o JR1 (GR ­+ 6x6 + GR ataque sobre uma baliza), pois é neste exercício que o número de intercepções ocorre com mais frequência.

Finalmente, e apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas, o JR2 revela ser um bom exercício para melhorar o passe longo, pois é neste exercício que existe um maior número desta acção.



Nota: Este estudo foi realizado no âmbito da minha tese de Mestrado, cujo título é “Jogos Reduzidos de Futebol - Estudo do comportamento técnico-táctico em jogadores Sub-15, bem como respectiva variação da frequência cardíaca e percepção subjectiva do esforço, em situações de jogo de 6 x 6 com objectivos tácticos diferenciados.”, datada de Julho de 2012.


3 comentários:

  1. Bom dia André,

    É um bom estudo para demonstrar quais os exercícios que podemos utilizar para condicionar os elementos essenciais do jogo ao aperfeiçoamento de determinados aspetos tático e técnicos.
    No entanto, volto a afirmar que não será necessariamente aí que reside a nossa maior lacuna, uma vez que muitos desses dados já são conhecidos desde a década de 80 com o trabalho do Prof. Carlos Queirós e Nelo Vingada. Se não tiver o vídeo, também lhe posso fornecer.
    Para um desenvolvimento das qualidades técnicas de um futuro jogador, para mim terá de ser realizada uma intervenção na altura em que as suas estruturas nervosas estão a formar, nomeadamente nos aspetos da coordenação óculo-manual, numa idade dos 4 até aos 12 anos no máximo. Por exemplo, nestas idades não usarem coletes, treinarem em pisos diferentes, com bolas diferentes, sem marcações no campo visíveis. Tudo aquilo que proporcionou a aparição de grandes jogadores - Futebol de rua!

    Os melhores cumprimentos,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Zico 447
    Este estudo vem da minha tese de Mestrado, é uma proposta de trabalho, que disponibilizo para os interessados, os estudos do Queiroz São diferentes deste, pois este estudo consiste em verificar se existem diferenças ao nível dos Indicadores Técnico táctico Individuais, indicadores Técnico Tácticos Colectivos, Intensidade do exercício( Frequência Cardíaca) e Percepção subjectiva de esforço(PSE), através da manipulação do número de balizas.
    No que você refere, como sendo o tipo de trabalho que se deve realizar eu concordo (basta ver os artigos que escrevi sobre a descoberta guiada e sobre o futebol de rua, pode encontrar aqui no blog.
    Agradeço se possível que me faça chegar o video, a troca se documentação permite que exista evolução de conhecimento, e é isso que pretendo com este Blog, se algum dos leitores quiser ver plasmado no blog alguma temática em especial basta enviar email que escreverei de bom grado sobre a temática em questão.
    Com os melhores cumprimentos
    André Borges

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia André Borges,
    Sou Técnico de Futebol 7 Society, em São Paulo.
    Gostaria de saber se tem algo sobre o Futebol 7 Society ou livros para que eu possa evoluir ainda mais em conhecimento e técnicas para fundamentar e utilizar nos meus treinos.
    Adaptações do futsal utilizo muito e o meu TCC de Jornalismo *esse ano, vou falar do Futebol 7 Society em São Paulo e o porque da sua não profissionalização ainda.

    Se puder me ajudar, agradeço desde já.

    Tercio

    ResponderExcluir